O curso

Este curso habilita o aluno para o desenvolvimento de saberes e de competências técnico-artísticas, relacionais e organizacionais, nos domínios da produção artística nas cinco áreas de especialização que o integram: Cerâmica, Gravura / Serigrafia, Pintura Decorativa, Ourivesaria, Realização Plástica do Espetáculo e Têxteis.

No 10º ano o aluno inicia o processo de aprendizagem em Produção Artística com a aquisição de conceitos básicos e a experimentação de tecnologias nesta área.

No 11º ano  opta por três das seis áreas de especialização oferecidas pelo curso.  com a aquisição de um conjunto de saberes específicos e de uma formação abrangente nas vertentes de produção artística.

No 12º ano o aluno termina o ciclo trienal de estudos com o desenvolvimento de competências técnico-artísticas numa das especialização frequentadas no 11º ano. Neste ano que desenvolve a formação em contexto de trabalho e prepara-se para a prova de aptidão artística.

Para além da obtenção de um diploma de qualificação de grau IV, o curso permite-lhe ainda prosseguir estudos no ensino superior.

Saídas Profissionais

Este curso tem por finalidade dotar o aluno de um conjunto de competências técnico-artísticas no âmbito da concepção, experimentação e realização de projectos ou objectos artísticos diversificados, com base no conhecimento de materiais, de processos de execução e de práticas de construção bidimensionais e tridimensionais.

Com a qualificação obtida neste curso o aluno poderá trabalhar nas áreas das artes plásticas, da cerâmica, da ourivesaria, do têxtil, da gravura, da serigrafia e da realização plástica do espetáculo e exercer, entre outras, as profissões de: assistente de artistas plásticos; ceramista; técnico criativo de ourivesaria; técnico criativo têxtil; assistente de cenografia, de figurinista e aderecista; técnico de animação plástica de montras e espaços comerciais.

Referenciais de Emprego

As profissões integradas neste sector podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou em diferentes estruturas, designadamente ateliês de artes plásticas, oficinas de conceção e produção de objetos artísticos de Cerâmica, de Gravura ou Serigrafia, de Ourivesaria e de Têxteis, em projetos que impliquem a Realização Plástica do Espetáculo, bem como a integração em equipas de trabalho no domínio do levantamento e classificação do património artístico e da conservação e restauro de objetos.
Para além destes, o aluno poderá ainda exercer a sua actividade em diversos locais de trabalho, de acordo com a especialização escolhida no 12º ano.

Exames

Os alunos dos cursos artísticos especializados não realizam exames para conclusão do ensino secundário.

Para prosseguimento de estudos, terão de realizar exame nacionalde Português e de outra disciplina à escolha do aluno.

Plano de estudos

a) O aluno deverá inscrever-se numas das seguintes Línguas Estrangeiras: Francês Nível 4, Inglês Nível 6 ou Espanhol Iniciação. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. Neste caso, tomando em conta as disponibilidades da escola, o aluno poderá, cumulativamente, dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa da carga horária acrescida.

b) A carga horária semanal poderá ser reduzida até uma unidade lectiva, no caso de não ser possível a escola assegurar as condições físicas, humanas e organizacionais para a leccionacção da disciplina com a carga horária definida.

c) O aluno está apenas obrigado a frequentar, nos 11º e 12º anos, uma disciplina, escolhida de entre os leques de opções definidos para as componentes de formação científica ou técnico-artística, de acordo com a natureza do curso e o projecto educativo da escola.

d) No 12º ano, esta disciplina integra formação em contexto de trabalho, optando o aluno por uma das seguintes especializaçõs: Realização Plástica do Espectáculo, Texteis, Ourivesaria e Cerâmica.

e) Disciplina de frequência facultativa.

O Curso de Produção Artística visa promover uma cultura visual e uma sensibilidade estética e desenvolver capacidades de comunicação e expressão criativa, dotando o aluno de competências técnico-artísticas no âmbito da concepção, experimentação e realização de projectos ou objectos artísticos diversificados, com base no conhecimento de materiais, de processos de execução e de práticas de construção bidimensionais e tridimensionais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now