Projeto e Tecnologias

Projeto e Tecnologias é uma disciplina trienal, essencialmente prática, que integra o plano de estudos do curso de Produção Artística e que se cumpre em três etapas – iniciação (10º ano), desenvolvimento (11o ano) e especialização (12º ano).

O programa da disciplina desdobra-se em duas vertentes complementares - Projeto e Tecnologias - onde, articuladamente, se procede à gestão conceptual, técnica e tecnológica dos conteúdos e onde se abordam os conceitos e contextos estruturantes no âmbito da produção artística contemporânea, considerando operativamente, na vertente de Projecto, os mecanismos de projectação afectos à produção artística, através da exploração das metodologias específicas necessárias ao desenvolvimento de um projecto e sua apresentação.

Áreas de Desenvolvimento

Desta disciplina fazem parte seis áreas de desenvolvimento e especialização: Cerâmica, Gravura/Serigrafia, Ourivesaria, Pintura Decorativa, Realização Plástica do Espetáculo e Têxteis.

As Áreas de Desenvolvimento e Especialização constituem-se como espaços de pesquisa e (re)contextualização de conteúdos patrimoniais presentes, tanto nos métodos e técnicas de produção tradicionais, como nas práticas artísticas contemporâneas, no âmbito das quais as Tecnologias se definem como domínios privilegiados de entendimento da materialidade dos objectos e de desenvolvimento das competências técnicas necessárias à sua construção.


O programa de Projecto e Tecnologias tem como prioridade garantir a progressiva especialização do aluno e o nível de formação que deve atingir, considerando o prosseguimento de estudos no ensino superior e, simultaneamente, a inserção no mercado de trabalho.
No 11º ano o aluno escolhe três das seis áreas de especialização, que o integram o Curso de Produção Artística – Cerâmica, Gravura/Serigrafia, Ourivesaria, Pintura Decorativa, Realização Plástica do Espetáculo e Têxteis.

No 12º ano o aluno termina a sua formação numa das áreas de especializção iniciada no 11º ano.

Especialização

O Curso de Produção Artística visa promover uma cultura visual e uma sensibilidade estética e desenvolver capacidades de comunicação e expressão criativa, dotando o aluno de competências técnico-artísticas no âmbito da concepção, experimentação e realização de projectos ou objectos artísticos diversificados, com base no conhecimento de materiais, de processos de execução e de práticas de construção bidimensionais e tridimensionais.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now